ROTEIRO DE DIAGNÓSTICO
I – TÓPICO
IDENTIFICAÇÃO DO SER
COGNOSCENTE
§ Nome:
§ Data de nascimento:
§ Idade:
§ Escolaridade
§ Nome da Instituição que estuda
§ Série:
§ Religião:
IDENTIFICAÇÃO DOS
RESPONSÁVEIS:
§ Nome:
§ Data de Nascimento:
§ Nível de Escolaridade
§ Profissão
§ Religião
§ Telefone
§ E-mail
II – TÓPICO
ENQUADRE – contrato de esclarecimento entre o
profissional de
psicopedagogia e os
responsáveis. Para as partes terem
clareza de como será
desenvolvido o trabalho.
§ Determinar o número de seção:
§ Quantas vezes por semana:
§ A hora da seção:
§ O tempo de duração da seção:
Obs. 1: Deve-se deixar claro que o
responsável tem que avisar com
antecedência se vai ou
não para a seção. Mostre a ele os motivos de ter essa consciência.
III – TÓPICO
MOTIVO DA CONSULTA
§
O que lhe fez procurar essa consulta
§
Perceber o compromisso com a família
§
O que eles esperam encontrar com esse
atendimento
§
IV- TÓPICO
QUEIXA BÁSICA: Vá direto ao que está acontecendo com o sujeito
§ Na visão dos responsáveis
§ Na visão da escola
§ Na visão do próprio ser cognoscente
V- TÓPICO
ANAMNESE- Historia de vida do próprio sujeito observando:
§ O antes
§ O durante
§ O depois
Obs. 2: Se for pai biológico é
interessante perguntar se a gravidez foi
desejada, se não foi planejada ver se foi rejeitada ou não.
§ Escrever tudo o que você pergunta para o sujeito, e o que ele responde
para você.
§ E a forma como ele responde se foi: chateada, pensativa, irritada, etc.
§ Pergunta sobre a saúde física e mental da mãe durante a gravidez: se ela
adquiriu algumas doenças como foi o seu estado emocional durante a gestação,
como concebeu a gravidez.
§ O que ocorreu durante o nascimento – período neonatal: o parto foi
vaginal normal, natural ou cesariana, tentou normal não deu e foi para a
cesariana.
§ A criança foi para a incubadora: quanto tempo? Ela chorou logo ao nascer,
pegou logo a mama, quanto tempo levou para sugar? Um dia, dois dias, uma
semana, duas semanas. Se demorou por que, era problema nos seios; o bico do
seio era investido, ou porque custou foi naturalmente.
§ Como foi o seu desenvolvimento engatinhou, sentou, andou com quantos meses?
§ Como foi a mudança de alimentos, como ocorreu na sua concepção?
§ Com quantos anos deixou de usar fraldinhas, com quantos anos deixou de
fazer xixi ou pipi nas roupas?
§ Ela tem dificuldade de se relacionar. Desde quando?
Obs. 3: A anamnese só é realizada com
os responsáveis do sujeito. Toda informação que a família for dando durante os
encontros acrescente na anamnese por isso, é muito importante que se deixe
espaço para futuras anotações em todos os tópicos.
VI – TÓPICO
ENTREVISTA
VI.I – Com o ser cognoscente
VI.II- Com os professores gestores e
coordenadores
§ Primeiro momento com o ser cognoscente é para conhecê-lo, saber se ele
sabe o porquê dele está ali, se sua mãe lhe falou. E tentar passar o máximo de
segurança para ele.
§ Mesmo que você já saiba todos os dados do ser cognoscente, você vai perguntar
para ele e anotar todos novamente.
§ Sempre marque um horário que seja bom para a família e para o sujeito.
§ É importante que lhe ofereça um lanche. Em especial ao ser cognoscente de
classe menos favorecida.
§ Fazer as anotações sobre como ele respondeu. Como se apresentou ao
responder as perguntas; sua expressão facial ficou inibido, zangado, calmo,
tranqüilo, nervoso.
§ Depois que conhece a família e o sujeito então você vai marcar uma visita
na escola; marcar um dia para a entrevista com o professor e o coordenador;
pode ser na sua casa ou na escola onde ele tiver disposição.
VII- TÓPICO
VISITA NA ESCOLA - COMO PROFISSIONAL
DO SER COGNOSCENTE É NECESSÁRIO QUE SE TENHA:
§ Visão dos profissionais
§ Observar a estrutura física da escola
§ Diante disso fazer uma comparação no que
está entrelinhas e o que você percebeu.
§ Dizer que vai precisar voltar algumas vezes na escola, e deixar claro que
a sua visita na escola é somente para observar o ser cognoscente (na verdade
você vai fazer uma investigação sobre o trabalho pedagógico desenvolvido pela
professora também).
§ Não tome o relato só pelo que o povo te diz, por que você é um
investigador.
Obs. 4: Não se pode aplicar a prova
da anamese na casa do ser. Deve se criar um ambiente clínico, de forma que quem
está dentro não pode sair e quem está fora não pode entrar, para que não se
tenha uma quebra na investigação.
VIII – TÓPICO
APLICAÇÃO DAS PROVAS PSCOPEDAGOGICAS
NAS ÁREAS:
1. AFETIVO-SOCIAL – provas projetivas
2. PEDAGÓGICA - provas específicas de leitura escrita e de
cálculos
3. CORPORAL – provas psicomotoras
4. COGNITIVA – provas operatórias
IX- TÓPICO
ANÁLISES DOS RESULTADOS
X- TÓPICO
HIPOTÉSES INTERPRETATIVAS
XI- TÓPICO
DEVOLUTIVA
XI.I
- Recomendações e Indicações
XI.II – Prognóstico
Obs. 5: O prognóstico ainda é muito
condenado pela medicina, pois o médico já diz até o tempo de vida e ninguém deve
programar o tempo de vida da pessoa. Deve-se dizer se o caso de emergência ou
se dá para programar. Ex: prognóstico na visão do especialista ele conscientiza
o sujeito dos riscos para que ele assuma o compromisso.
PROGNÓSTICO EM PSICOPEDAGOGIA
§ Ex: Caso o sujeito cognoscente esteja em conflito de ordem emocional é
interessante que você indique para a família que é necessário levá-lo ao
psicólogo e então você fala o que pode acontecer ou não caso não queira
procurar o profissional indicado. É explicar o porquê da necessidade de outro
profissional
Obs. 6: É imprescindível que seja
reservado no seu caderno um espaço livre para cada tópico para as futuras
anotações.
CONDIÇÕES BÁSICAS PARA QUEM JÁ QUEIRA
ARREGAÇAR AS MANGAS PARA UM TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO
§
Tentar localizar um ser cognoscente
§
Não pegar abaixo de 10 anos
§
Pegar pessoas que apresentem
histórico de fracasso escolar
§
Localizar a família
§
Se apresentar para a família
§
Falar que você está passando por um
processo que é “aprender fazer fazendo”
§
E começar a anamnese
§
Tem que coletar os dados o máximo
possível
Obs. 7: Voltando para o tópico VIII
onde se trabalha a área afetivo-social é interessante uma leitura mais
minuciosa nos textos que se refere ao “PAR
EDUCATIVO, EOCA, FAMÍLIA EDUCATIVA”.
TÓPICO VIII
ÁREA AFETIVO-SOCIAL – A primeira área da investigação,
afetivo-social - provas projetiva.
VIII.I – Desenhe dois sentimentos:
§ Desenhe uma pessoa com medo e uma com raiva
§ Desenhe uma pessoa triste e alegre
Obs.8: Tudo o que é projetivo não é o desenho em si, mas o
que vai ser desenhado e como ele é representado.
Deve-se
Observar:
§ O tempo que leva para desenhar
§ Se ele debruçou, morde o canto da boca
§ Não determinar terminar o tempo para o desenho
§ Observar os mínimos detalhes.
DEPOIS DE DESENHADO
§ Pedir para ele falar do desenho
§ Nome, idade, dizer porque ele está com medo
Obs.9: quando eu desenho nada passa despercebido pelo nosso
cérebro. Então peça para ele relatar todos os outros desenhos. E assim observar
como ele relata e observe entre linha quando tenta para se proteger.
PEDIR PARA ELE FAZER OUTROS DESENHOS
§ Desenhar o que ele mais gosta
de fazer com sua mãe (se não tiver mãe
que seja a pessoa com quem ele tem esse vínculo)
§
Desenhe o que ele mais gosta de fazer
co o seu pai (se não tiver pai que seja
a pessoa com quem ele tem esse vínculo)
§
Desenhar o que ele não gosta de fazer com sua mãe
§ Desenhar o que ele não gosta de
fazer com o seu pai
PAR EDUCATIVO
O par educativo tem uma consignia e o material exato
CONSIGNIA DO PAR EDUCATIVO
§ Desenhe uma pessoa ensinando e outra aprendendo
§ Antes de desenhar deve está bem esclarecido que ele pode desenhar o que
quiser só deixar claro que são duas pessoas.
Obs. 10: ainda que ele não saiba fazer o
desenho, peça que faça assim mesmo porque o importante não é avaliar o desenho
em si, mas sim avaliar a temática do desenho.
QUANDO TERMINAR O DESENHO
§
Pedir pra ele dar nome aos personagens dos desenhos
O DESENHO DA PESSOA QUE ESTÁ ENSINANDO
§
Perguntar quem está ensinando?
§
Ensinando o quê?
§
Depois perguntar se esta pessoa que está ensinando ela
sabe ensinar?
§
Se ele gosta de ensinar?
O DESENHO DA PESSOA QUE ESTÁ APRENDENDO?
§
Esta pessoa está conseguindo aprender?
§
Se não (porque ele não está conseguindo)?
§
Ele gosta de estar aprendendo?
§
E se gosta de estar aprendendo quem ensina gosta de
quem está aprendendo?
§
Quem está aprendendo gosta de quem está ensinando?
Obs. 11: Quando começo meus
questionamentos dá para depois fazer uma análise para ver se tem vinculo
positivo ou negativo.
EOCA
DEVEM EXISTIR ALGUNS MATERIAS
DISPONIVEIS PARA O SER COGNOSCENTE
§
Folhas lisas
§
Folhas de papel de carta
§
Folhas de papel pautado
§
Lápis sem ponta
§
Apontador Caneta esferográfica
§
Borracha
§
Papel celofane
Obs.12: O lápis deve ser deixado sem
ponta par observar se ele terá a iniciativa de fazer a ponta ou ficará sem
desenhar porque a ponta não está feita.
CONSIGNIA DA EOCA
§
Todo esse material é pra você usar da forma que você
quiser me mostre o que te ensinaram e o que você aprendeu.
Objetivo:
Identificar o modelo de aprendizagem que o ser cognoscente possui naquilo que
alguém aprende e aprende a aprender.
Obs.13: Em
caso de adolescente nem precisa pedir para desenhar pode ser falar de um livro
de interesse dele. No caso do adulto só
se pede para ele falar tudo o que sabe e o que aprendeu.
Obs.14: Para
o pesquisador psicopedagógico não se pode ter preconceito do que possa ocorrer
ou não, porque cria expectativa. Deve existir sempre uma imparcialidade diante
dos fatos relatados.