domingo, 11 de novembro de 2012

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

O  TERMO DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ( DA)


           CLASSIFICA-SE OS TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM DENTRO DOS TRANSTORNOS,GERALMENTE DIAGNÓSTICADO PELA PRIMEIRA VEZ NA INFÂNCIA OU NA ADOLECÊNCIA: O TRANSTONO DA LEITURA, O DA MATEMATICA O DA EXPRESSÃO ESCRITA E O TRANSTORNO DA APRENDIZAGEM EM OUTRA ESPECIFICAÇÃO.
     GERALMENTE PARA SE CARACTERIZAR  ESSA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, SEGUNDO A CONCEITUAÇÃO INTERNACIONAL,CONSIDERANDO A IDADE CRONOLÓGICA DO SUJEITO E SEU QUOCIENTE INTELECTUAL E SEU FUNCIONAMENTO FOR SUBSTANCIALMENTE ABAIXO DA MÉDIA NESSE MOMENTO PODE-SE TRABALHAR AS PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E MODELOS BASEADOS EM HABILIDADES DE LEITURAS,ESCRITA E MATEMÁTICA. EM (NJCLD,1988:1988A,B) ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, DIZ QUE A CONCEITUAÇÃO DO COMITÊ CONJUNTO SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESTÁ NA MESMA LINHA, AO SUGIRIR QUE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SÃO ALGO HETEROGÊNEO, SUPÕEM PROBLEMAS SIGNIFICATIVOS NA CONQUISTA DE HABILIDADES DA LEITURA, DA ESCRITA E DA MATEMÁRICA, QUE SE ACREDITA SER INTRÍSICAS AO INDIVIDUO, É POSSÍVEL ENCONTRAR SUPERPOSIÇÃO COM OUTROS PROBLEMAS QUE NÃO SE DEVE A INFLUÊNCIAS EXTRÍSICA. E TEMOS QUE ESTÁ MUITO BEM PREPARADOS PARA DEFINER UM DIAGNÓSTICO PARA AS DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, COM O USO DE TESTES PADRONIZADOS PARA RENDIMENTO DA LEITURA, O SOLETRAMENTO, O CALCULO ARITMÉTICO, COMO ALGO ESSENCIAL.PORQUE  EXISTE ALUNOS COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM, MAS QUE SÃO VERDADIROS TALENTOS COM A ARTE, COM A DANÇA, NA MECÂNICA, NA MÚSICA, NO ESPORTE
.
  OS CINCO PRÍNCIPOS DO NJCLD (1988) E O PROCESSO DE INTERVENÇÃO.

1 - As DAs SÃO HETEROGÊNEAS, INTER E INTRA-INDIVIDUALMENTE.
2 - As DAs PRESSUPÕES DIFICULDADES SIGNIFICATIVAS NA AQUISIÇÃO E NO USO DA COMPEENÇÃO, NA FALA, DA LEITURA, DA ESCRITA, DO RACIOCÍNIO E OU DAS HABILIDADES MATEMÁTICAS.
3 - As DAs SÃO INTRÍSICA AO INDIVIDUO.
4 - As DAs PODEM OCORRER DE FORMA CONCOMITANMTE COM OUROS PROBLEMAS QUE CONSTITUEM POR SI MESMO UM DA.
5 - As DAs NÃO SE ORIGINAM POR INFLUÊNCIAS EXTRÍSICA.

FALANDO EM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, NÃO PODERÍAMOS DEIXA DE ACREESCENTAR A CONTRIBUIÇÃO DE SAMUEL A. KIRK, CONSIDERADO O PAI DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, COM SEU FALECIMENTO VÁRIOS ARTIGOS FARAM PUBLICADOS.AQUI FAREMOS UM BRE3VE COMENTÁRIO DO SEU LEGADO PARA  CONTIBUIÇÃO DAS DIFICULDADES APRENDIZAGENS(DA). SENDO UMA PESSOA MUITO EXIGENTE, E QUE COMPREENDIA NÃO SÓ A VALIDAÇÃO DOS MÉTODSOS,COMO TAMBÉM AS DOCUMENTAÇÃO E A VERIFICAÇÃO DE QUE FUNCIONAVAM MAS, SEMPRE BUSCOU A VERIFICAÇÃO CIÊNTIFICA, OU SEJA, A EXPERIENCIA E A INVESTIGAÇÃO FORAM SEMPRE SEUS GUIAS.
           EM 1950, ENTENDIA QUE SE FIZESSE A INVESTIGAÇÃO PRECOCE A EFICACIA ERA PRODUTIVA E SIGNIFICATIVA. FAZENDO UM DOS SEUS TRABALHOS COM CRIANÇA COM RETARDO MENTAL, DESCOBRIU QUE EXISTIA CRIANÇA QUE NÃO APRENSETAVAM UMA INTELIGÊNCIA BAIXA E SIM PROBLEMAS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM, DAÍ EM 6 DE ABRIL DE 1963, CRIOU O TERMO 'DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS', USAVA ESSE TERMO PARA SE REFERIR AO UM GRUPO ESPECÍFICO DE PESSOAS COM PROBLEMAS ESPECÍFICO DE LINGUAGEM,FALA,LEITURA,ESCRITA,MATEMÁTICA OU OUTRAS ÁREAS E QUE ERA DIFERENTE DE RETARDO MENTAL

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário