sexta-feira, 10 de agosto de 2012

ROTEIRO DE DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO CLINICO


ROTEIRO DE DIAGNÓSTICO

I – TÓPICO
IDENTIFICAÇÃO DO SER COGNOSCENTE
§  Nome:
§  Data de nascimento:
§  Idade:
§  Escolaridade
§  Nome da Instituição que estuda
§  Série:
§  Religião:
IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS:
§  Nome:
§  Data de Nascimento:
§  Nível de Escolaridade
§  Profissão
§  Religião
§  Telefone
§  E-mail
II – TÓPICO
ENQUADRE – contrato de esclarecimento entre o profissional      de
                         psicopedagogia e os responsáveis. Para as partes terem
                         clareza de como será desenvolvido o trabalho.

§  Determinar o número de seção:
§  Quantas vezes por semana:
§  A hora da seção:
§  O tempo de duração da seção:
Obs. 1:  Deve-se deixar claro que o responsável tem que avisar com
            antecedência se vai ou não para a seção. Mostre a ele os motivos de ter essa consciência.

III – TÓPICO
MOTIVO DA CONSULTA
§  O que lhe fez procurar essa consulta
§  Perceber o compromisso com a família
§  O que eles esperam encontrar com esse atendimento
§   
IV- TÓPICO
QUEIXA BÁSICA: Vá direto ao que está acontecendo com o sujeito
§  Na visão dos responsáveis
§  Na visão da escola
§  Na visão do próprio ser cognoscente
V- TÓPICO
ANAMNESE- Historia de vida do próprio sujeito observando:
§  O antes 
§  O durante
§  O depois
Obs. 2: Se for pai biológico é interessante perguntar se a gravidez foi   
          desejada, se não foi planejada ver se  foi rejeitada ou não.

§  Escrever tudo o que você pergunta para o sujeito, e o que ele responde para você.
§  E a forma como ele responde se foi: chateada, pensativa, irritada, etc.
§  Pergunta sobre a saúde física e mental da mãe durante a gravidez: se ela adquiriu algumas doenças como foi o seu estado emocional durante a gestação, como concebeu a gravidez.
§  O que ocorreu durante o nascimento – período neonatal: o parto foi vaginal normal, natural ou cesariana, tentou normal não deu e foi para a cesariana.
§  A criança foi para a incubadora: quanto tempo? Ela chorou logo ao nascer, pegou logo a mama, quanto tempo levou para sugar? Um dia, dois dias, uma semana, duas semanas. Se demorou por que, era problema nos seios; o bico do seio era investido, ou porque custou foi naturalmente.
§  Como foi o seu desenvolvimento engatinhou, sentou, andou  com quantos meses?
§  Como foi a mudança de alimentos, como ocorreu na sua concepção?
§  Com quantos anos deixou de usar fraldinhas, com quantos anos deixou de fazer xixi ou pipi nas roupas?
§  Ela tem dificuldade de se relacionar. Desde quando?

Obs. 3: A anamnese só é realizada com os responsáveis do sujeito. Toda informação que a família for dando durante os encontros acrescente na anamnese por isso, é muito importante que se deixe espaço para futuras anotações em todos os tópicos.

VI – TÓPICO
ENTREVISTA
VI.I – Com o ser cognoscente
VI.II- Com os professores gestores e coordenadores

§  Primeiro momento com o ser cognoscente é para conhecê-lo, saber se ele sabe o porquê dele está ali, se sua mãe lhe falou. E tentar passar o máximo de segurança para ele.
§  Mesmo que você já saiba todos os  dados do ser cognoscente, você vai perguntar para ele e  anotar todos novamente.  
§  Sempre marque um horário que seja bom para a família e para o sujeito.
§  É importante que lhe ofereça um lanche. Em especial ao ser cognoscente de classe menos favorecida.
§  Fazer as anotações sobre como ele respondeu. Como se apresentou ao responder as perguntas; sua expressão facial ficou inibido, zangado, calmo, tranqüilo, nervoso.
§  Depois que conhece a família e o sujeito então você vai marcar uma visita na escola; marcar um dia para a entrevista com o professor e o coordenador; pode ser na sua casa ou na escola onde ele tiver disposição.

VII- TÓPICO
VISITA NA ESCOLA - COMO PROFISSIONAL DO SER COGNOSCENTE É NECESSÁRIO QUE SE TENHA:

§  Visão dos profissionais
§  Observar a estrutura física da escola
§  Diante disso fazer uma comparação no que  está entrelinhas e o que você percebeu.
§  Dizer que vai precisar voltar algumas vezes na escola, e deixar claro que a sua visita na escola é somente para observar o ser cognoscente (na verdade você vai fazer uma investigação sobre o trabalho pedagógico desenvolvido pela professora também).
§  Não tome o relato só pelo que o povo te diz, por que você é um investigador.

Obs. 4: Não se pode aplicar a prova da anamese na casa do ser. Deve se criar um ambiente clínico, de forma que quem está dentro não pode sair e quem está fora não pode entrar, para que não se tenha uma quebra na investigação.

VIII – TÓPICO
APLICAÇÃO DAS PROVAS PSCOPEDAGOGICAS NAS ÁREAS:
1.     AFETIVO-SOCIAL – provas projetivas
2.     PEDAGÓGICA  -  provas específicas de leitura escrita e de cálculos
3.     CORPORAL – provas psicomotoras
4.     COGNITIVA – provas operatórias




IX- TÓPICO
ANÁLISES DOS RESULTADOS

X- TÓPICO
HIPOTÉSES INTERPRETATIVAS

XI- TÓPICO
DEVOLUTIVA
XI.I  - Recomendações e Indicações
XI.II – Prognóstico

Obs. 5: O prognóstico ainda é muito condenado pela medicina, pois o médico já diz até o tempo de vida e ninguém deve programar o tempo de vida da pessoa. Deve-se dizer se o caso de emergência ou se dá para programar. Ex: prognóstico na visão do especialista ele conscientiza o sujeito dos riscos para que ele assuma o compromisso.

PROGNÓSTICO EM PSICOPEDAGOGIA

§  Ex: Caso o sujeito cognoscente esteja em conflito de ordem emocional é interessante que você indique para a família que é necessário levá-lo ao psicólogo e então você fala o que pode acontecer ou não caso não queira procurar o profissional indicado. É explicar o porquê da necessidade de outro profissional


Obs. 6: É imprescindível que seja reservado no seu caderno um espaço livre para cada tópico para as futuras anotações.






CONDIÇÕES BÁSICAS PARA QUEM JÁ QUEIRA ARREGAÇAR AS MANGAS PARA UM TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO

§  Tentar localizar um ser cognoscente
§  Não pegar abaixo de 10 anos
§  Pegar pessoas que apresentem histórico de fracasso escolar
§  Localizar a família
§  Se apresentar para a família
§  Falar que você está passando por um processo que é “aprender fazer fazendo”
§  E começar a anamnese
§  Tem que coletar os dados o máximo possível



Obs. 7: Voltando para o tópico VIII onde se trabalha a área afetivo-social é interessante uma leitura mais minuciosa nos textos que se refere ao   “PAR EDUCATIVO, EOCA, FAMÍLIA EDUCATIVA”.

TÓPICO VIII

ÁREA AFETIVO-SOCIAL – A primeira área da investigação, afetivo-social - provas projetiva.

VIII.I – Desenhe dois sentimentos:

§  Desenhe uma pessoa com medo e uma com raiva
§  Desenhe uma pessoa triste e alegre


Obs.8: Tudo o que é projetivo não é o desenho em si, mas o que vai ser desenhado e como ele é representado.



            Deve-se Observar:
§  O tempo que leva para desenhar
§  Se ele debruçou, morde o canto da boca
§  Não determinar terminar o tempo para o desenho
§  Observar os mínimos detalhes.

DEPOIS DE DESENHADO

§  Pedir para ele falar do desenho
§  Nome, idade, dizer porque ele está com medo

Obs.9: quando eu desenho nada passa despercebido pelo nosso cérebro. Então peça para ele relatar todos os outros desenhos. E assim observar como ele relata e observe entre linha quando tenta para se proteger.

PEDIR PARA ELE FAZER OUTROS DESENHOS

§  Desenhar o que ele mais gosta de fazer com sua mãe (se não tiver   mãe que seja a pessoa com quem ele tem esse vínculo)
§  Desenhe o que ele mais gosta de fazer co o seu pai (se não tiver   pai que seja a pessoa com quem ele tem esse vínculo)
§  Desenhar o que ele não gosta de fazer com sua mãe
§  Desenhar o que ele não gosta de fazer com o seu pai


PAR EDUCATIVO

O par educativo tem uma consignia e o material exato

CONSIGNIA DO PAR EDUCATIVO

§  Desenhe uma pessoa ensinando e outra aprendendo
§  Antes de desenhar deve está bem esclarecido que ele pode desenhar o que quiser só deixar claro que são duas pessoas.


Obs. 10: ainda que ele não saiba fazer o desenho, peça que faça assim mesmo porque o importante não é avaliar o desenho em si,  mas sim  avaliar a temática do desenho.



QUANDO TERMINAR O DESENHO


§  Pedir pra ele dar nome aos personagens dos desenhos

O DESENHO DA PESSOA QUE ESTÁ ENSINANDO

§  Perguntar quem está ensinando?
§  Ensinando o quê?
§  Depois perguntar se esta pessoa que está ensinando ela sabe ensinar?
§  Se ele gosta de ensinar?

O DESENHO DA PESSOA QUE ESTÁ APRENDENDO?

§  Esta pessoa está conseguindo aprender?
§  Se não (porque ele não está conseguindo)?
§  Ele gosta de estar aprendendo?
§  E se gosta de estar aprendendo quem ensina gosta de quem está aprendendo?
§  Quem está aprendendo gosta de quem está ensinando?




Obs. 11: Quando começo meus questionamentos dá para depois fazer uma análise para ver se tem vinculo positivo ou negativo.






EOCA
DEVEM EXISTIR ALGUNS MATERIAS DISPONIVEIS PARA O SER COGNOSCENTE

§  Folhas lisas
§  Folhas de papel de carta
§  Folhas de papel pautado
§  Lápis sem ponta
§  Apontador Caneta esferográfica
§  Borracha
§  Papel celofane

Obs.12: O lápis deve ser deixado sem ponta par observar se ele terá a iniciativa de fazer a ponta ou ficará sem desenhar porque a ponta não está feita.

CONSIGNIA DA EOCA

§  Todo esse material é pra você usar da forma que você quiser me mostre o que te ensinaram e o que você aprendeu.


Objetivo: Identificar o modelo de aprendizagem que o ser cognoscente possui naquilo que alguém aprende e aprende a aprender.

Obs.13: Em caso de adolescente nem precisa pedir para desenhar pode ser falar de um livro de interesse dele.  No caso do adulto só se pede para ele falar tudo o que sabe e o que aprendeu.

Obs.14: Para o pesquisador psicopedagógico não se pode ter preconceito do que possa ocorrer ou não, porque cria expectativa. Deve existir sempre uma imparcialidade diante dos fatos relatados.
 












6 comentários:

  1. Gostei muito.
    Simples e objetivo como deve ser a Psicopedagigia.
    As sugestões dos desenhos para mim foram novidade. Gostei.

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  2. Pelo amor de Deus! Gostaram? Acharam isso bom? Que Psicopedagogia é essa? Nunca pegar abaixo de 10 anos?? Os desenhos são novidade para alguns Psicopedagogos? Não conhecem as técnicas projetivas de Visca? A Psicopedagogia é muito mais que isso! Mas o fim da picada foi ler "NUNCA PEGAR ABAIXO DE 10 ANOS". Busquem conhecer realmente a Psicopedagogia! Sem mais...

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  3. Prova de Anamnese? Desde quando anamnese é prova? Passando mal aqui!

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  4. JESUS VEM CÁ....
    1.Bico investido? ?? Não seria invertido não? ??
    2.pipi e xixi não são a mesma coisa??
    3. Oferecer LANCHE???
    4. PROVA DA ANAMNESE?
    5. Os menores de 10 anos são excluídos de Acompanhamento Pp pq??
    6.Falar que você está passando por um processo que é “aprender fazer fazendo”...DEUS ME LIVRE IR A UM PROFISSIONAL QUE DISSESSE ISSO. ..SOU COBAIA NAOOO..
    FORA OS ERROS DE PORTUGUÊS. ..
    Minha gente da uma lida em Visca, Pain, Ferreiro...etc...
    Bora estudar povo..

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