domingo, 15 de julho de 2012
HORA DO JOGO PSICOPEDAGÓGICO
Para esta avaliação, oferece-se à criança uma caixa de trabalho contendo objetos lúdicos. Ela é então observada detalhadamente em sua atitudes, postura, movimentos corporais, habilidades psicomotoras, na escolha dos brinquedos , nos desenhos realizados e em outras atividades artíticas.
A observação da hora do brincar nos permite uma aproximação do tipo inter- relação inteligência-desejo-corporeidade , a partir da qual se decide a necessidade ou não de se observar outros aspectos mais parcializados.Freud(1926,vol.XX,p.124) explica que o jogo é a repetição de situações traumáticas com a finalidade de elaborá-las, acrescentando que, ao viver ativamente o que sofreu passivamente, a criança consegue adaptar-se à realidade: por isso avalia a inibição para jogar como indice grave de neurose. (A psicopedagogia no Brasil,Nadia Bossa,p.48,2000).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário