sexta-feira, 7 de setembro de 2012

PLANO DE AULA: COMO ELABORAR

PARA FAZER O PLANO DE AULA, VOCÊ PODE PLANEJAR E ORGANIZAR INÚMERAS FORMAS, PORÉM ALGUMAS AÇÕES TEM QUE SER OBSERVADAS

 1  -  TRABALHAR ATIVIDADES PERMANENTES DE MATEMÁTICA.

         AS QUATRO OPERAÇÕES.

2   -  OBJETIVO.

        CRIAR ESTRATÉGIAS COM AS OPERAÇÕES.

3  -   CONTEÚDOS.

         ELABORAR  E RESOLVER PROBLEMAS SÉRIES PROPORCIONAIS
         OBSERVAR OS ASPECTOS DA RESOLUÇÕES.

4  -    ANO 4º


5 -     TEMPO ESTIMADO.

          UMA AULA POR SEMANA.

6 -      MATERIAL USADO.

           PALITO DE PICOLÉ OU CAIXA DE PALITO FÓSFORO.

7  -      DESENVOLVIMENTO.

           1ª ETAPA.
            PEÇA PARA OS ALUNOS RESOLVAM O SEGUINTE PROBLEMA: ' JOSÉ COMPROU 3
            PACOTES DE PALITOS DE PICOLÉ.CADA PACOTE VEM CON 15 PALITOS,QUANTOS
            PALITOS JOSÉ COMPROU?"

8 -       2ª ETAPA.
            DISCUTA OS DIVERSOS ASPECTOS QUE PODEM APARECER NA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA,COMO A SOMA DOS NÚMEROS (3+15),NESSE CASO COMPARTILHE A ESTRATÉGIA PARA OS ALUNOS E PERGUNTA SE ESTÁ CORRTETA, ESPERA-SE NA RESPOSTA DO TIPO,ESSA CONTA NÃO É PARA ESSE PROBLEMA DÁ 18 E SÃO 45 PALITOS. EM VEZ DE DIZER QUE O PROCEDIMENTO DA SOMA ESTÁ ERRADO, ENFATIZE QUE A CONTA ESTÁ CERTA (3+15=18), PORÉM ELA N~ÇAO ESTÁ ADEQUADA PARA ESTE PROBLEMA, E CRIE OUTRAS ESTRATÉGIA E COMPARTILHE,FAZENDO COM QUE ELES RACIOCINE.

AVALIAÇÃO.

VERIFIQUE A CONDIÇÃO QUE ESTÃO OS ALUNOS, VERIFIQUE O QUE CHAMOU MAIS A ATENÇÃO, SE HOUVE AVANÇO NAS ESTRATÉGIA E REGISTRE O DESEMPENHO DE CADA UM.

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário