domingo, 8 de julho de 2012

Mini Projeto Para educação Especial (Difidência Visual)

Olá amigas Educadoras, li na Revista do mês Junho/julho-2012 Nova Escola, uma mini projeto para alunos com necessidades especiais e achei enteressante e coloquei aqui para vocês. Sequência didática - Flexibilização para deficiência visual. OBJETIVOS: . Identificar relações entre os elementos de um quadrado CONTEÚDO: . Característica de figuras geométricas TEMPO ESTIMADO: Três a quatro aulas MATERIAL NECESSÁRIO: Cópia do desenho de um quadrado e folhas quadriculadas em branco. inclua: lixa e geoplano. DESENVOLVIMENTO: Faça uma explicação individual para o aluno sobre cada etapa da atividade. apresente a seguinte proposta: Sem sobrepor os papéis, copiem na falha quadriculada uma figura que exatamente vou lhes mostrar. entregue a ele um quadrado em falha de lixa e peça que manuseie explorando os lados, as pontas e seu tamanho. Peça à escola que providêncie um geoplano (possibilita construir várias formas geométricas). passe pelas mesas sem corrigir eventuais erros. É possível que os alunos façam cópias com bases apenas na percepção visual.Ao final proponha que eles sobreponham seus desenhos ao modelo original e confiram se coincidem ou não. É esperado que a figura desenhada não corresponda exatamente ao modelo. ETAPA 2: Organize a discussão coletiva para analisar porque as cópias não ficaram iguais aos modelos.Exponha a produção em um painel e durante a análise,faça perguntas como:porque os lados da cópias não coincidiram com os da figura original.O tamanho das figuras e a necessidade de fazer lados retos certamente serão aspectos destacados pelas crianças. viabilize as características dessas formas como elas foram desenhadas-segure seu dedo indicador, coloque-o sobre o papel fazendo-o seguir uma linha traçada. etapa 3. Proponha aos alunos que copiem novamente o quadrado considerando o que foi discutido na etapa anterior.Informe que podem ser usados os instrumentos necessários para fazer as linhas retas.Solicite que observem se há algo na folha que sirva para ajudá-los a desenhar um quadrado igual ao modelo. É esperado que o alunos contem os quadrinhos para verificar o tamanho das linhas que precisam fazer e a régua para traçar linhas retas. Organize um cartaz anotando as conclusões a que a turma chegou. Defina com eles um instrumento de medida e ensine-o a utilizá-lo. Pode ser a palma da mão, os dedos, a borracha..Ele deve medir o quadrado da lixa e ver quais tiras de papel cartão tem o mesmo tamanho. AVALIAÇÃO: Proponha que os alunos copiem outros quadriláteros. Observe se utilizam os aspectos destacados nas etapas anteriores e registre o cartaz as novas descobertas. Utilize recursos semelhante aos usados na produção do quadrado.É muito importante ele manusear várias vezes essa forma para aprimorar sua percepção sobre sua denominação e características. COLOQUE OS AJUSTE DE ACORDO COM A NECESSIDADE DOS SEUS ALUNOS,BONS ESTUDOS.

2 comentários: