sexta-feira, 10 de agosto de 2012

2ª PARTE: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. EXISTE?


PARA VISCA (1987),  AS DIFICULDADES DE APENDIZAGEM SÃO SINTOMAS QUE DECORREM DE OBSTÁCULOS QUE APARECEM NO MESMO MOMENTO HISTÓRICO EM QUE ESTÁ OCORRENDO A APRENDIZAGEM QUE, POR SUA VEZ RESULTAM DE TODA HISTÓRIA VIVIDAS PELO APRENDIZ, NAS SUAS DIMENSÕES EFETIVAS, COGNITIVAS, SOCIAIS, ORGANICAS E FUNCIONAIS.
            ESTAR COM DIFICULDADE PARA APRENDER, PORTANTO, NESTE ENTENDIMENTO É QUE AS DIFICULDADES APRESENTADAS PODE TER UM CARÁTER CULTURAL, COGNITIVO, AFETIVO OU FUNCIONAL E NÃO CONSEGUIR DAR PROSSEGUIMENTO Á APRENDIZAGEM.
           O QUE TEMOS QUE ENTENDER QUE O APARECIMENTO DE ALGO QUE SE CONSIDERE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM É O QUE CHAMAMOS DE QUEIXA BÁSICA, NÃO É EXATAMENTE O QUE CONSTATA A DIFICULDADE, DEVEMOS FAZER UM DIAGNÓSTICO PARA TENTARMOS ENCONTRAR ESSA DIFICULDADE. EXEMPLIFICANDO; QUANDO UM SUJEITO ESTAR COM FEBRE, É UM SINAL QUE O CORPO ESTÁ COM ALGUMA INFECÇÃO, E QUE ATRAVÉS DE UM DIAGNÓSTICO MÉDICO, VAI SER DETECTADO O QUE OCORREU PARA QUE SURGISSE A FEBRE, ASSIM PODEMOS APLICAR QUANDO O SUJEITO SE ENCONTRA COM DIFICULDADE SEJA NA ESCRITA, NA LEITURA NOS CÁLCULOS, ISSO NÃO SIGNIFICA DIZER QUE ELE NÃO APRENDE, MAS ALGO ESTA BLÇOQUEANDO ESSA APRENDIZAGEM.

ANÁLISE FEITA POR DIFICULDADES QUE FORAM DETECTADAS PELOS COMORTAMENTOS OU ATIVOS EM DEMASIA OU COMPORTAMENTO DE POUCA ATENÇÃO, FALTA DE CONCENTRAÇÃO;

As recentes tecnologias instaladas na sociedade no campo trabalhista causaram grandes transformações no campo social e na vida humana, no tempo e no espaço. Com isso há uma grande necessidade da sociedade competir, avançar estabelecendo uma qualidade de vida e assim evitando a exclusão do cidadão. Desde o surgimento das sociedades industriais a função principal que a sociedade delega e encarrega à escola é a introdução futura ao mundo do trabalho. O individuo quando nasce já é imerso como membro do grupo social e nesse grupo social onde nasceu esse individuo precisa da sua incorporação para sua sobrevivência, daí a necessidade realizar suas necessidades e transmitir a cultura que está sendo acumulados ao longo do desenvolvimento da espécie, entendendo que esta transmissão é dada através de normas, valores, costumes, ensinos de linguagem e conteúdos escolares. Tudo aquilo que foi acumulado durante toda história é executado processo se dá através dos seus agentes como os pais, a Escola, o professor e os meios de comunicação. Assim este através da interação do individuo com o meio.
             Oferecer as crianças e jovens a entrada e a Constancia na escola básica, de 9 anos no mínimo trabalhando uma sólida e durável formação cultural e científica é tarefa da sociedade e principalmente do poder público. A Democratização da sociedade tem como requisito fundamental a Escolarização, compreendendo que democratização é a conquista, das condições materiais, sociais, políticas e governamentais pelo conjunto da população. A Escolarização necessária é aquela capaz de proporcionar a todos os alunos condições de igualdade, o domínio dos conhecimentos sistematizados e o desenvolver de suas capacidades intelectuais, requeridos para a continuidade dos estudos, série a série segundo (Libâneo, 1994, p.34).



2       A SOCIEDADE E O INDIVÍDUO


              O Mundo está num avanço tecnológico e tem mudado violentamente a vidas das pessoas, essas transformações têm afetado a maneira de como o homem produz os bens necessários para sobrevivência isto porque as novas tecnologias que são aplicadas nos processos produtivos de fabricação nos produtos industrializados têm colocado a mão de obra humana que era essencial e que agora se tornam desvalorizadas. E isto causa desigualdades sociais com número exorbitantes de desempregados, e não são poucos os que passam fome, são atacados de doenças que poderiam ser controladas, sem moradia, analfabetos, sem acesso a assistência médica e sofrem muitas privações. E somente alguns privilegiados experimentam os benefícios da modernidade. O nosso país é um bom exemplo destas contradições, enquanto detém um conhecimento nas tecnologias de aviões, de aço e um vasto conhecimento nas tecnologias agrícolas não consegue estabelecer programas que venham acabar com os problemas elementares como a fome, miséria, falta de educação e uma saúde para a maioria. Aí perguntamos como a educação pode construir uma sociedade mais efetiva e cooperativa, e que as soluções dos problemas sociais do nosso Brasil sejam estabelecidas de uma maneira coletiva visando o atendimento de todos?


                  Quando existe apropriação dos conhecimentos sistematizados, conforme disciplinas do currículo do ensino do primeiro grau, os educando vão formando habilidades cognoscitivas e práticas (como a análise e interpretação dos fenômenos sociais e científicos, do raciocínio lógico, do pensamento independente e criativo, a observação e a expressão oral e escrita, etc.). Os educando vão ampliando a capacidade de compreensão da natureza e da sociedade, criando modos de ação e cultivando atitudes e certezas que os conduzem a se posicionar frente às adversidades e desafios da prática do seu dia a dia.



3       A ESCOLA TRANSMISSÃO DO SABER


                  O homem desde sua origem cria estrutura para sobrevivência que repassa para as novas gerações “Este mecanismo que ocorre na transferência dos conhecimentos costuma ser denominado como processo de educação”. È neste instante que a educação assume a função de socialização, ou seja, a humanização do homem. Nos dias atuais a preparação das novas gerações está ligada diretamente pela escola, cuja função é aprontar as novas gerações para ingresso no mundo do trabalho e na vida pública. A escola é arquitetada como criadora da socialização das gerações novas. Segundo (Perez Gómez, 1998, p.20).
[...] com o intuito de formar cidadão capaz de intervir na vida pública a escola deve provocar o desenvolvimento de conhecimentos, ideias, atitudes e pautas que permitam sua incorporação na vida política e social. Esfera que requerem “participação ativa e responsável de todos os cidadãos considerados por direito como iguais”.

                



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