PARA VISCA (1987), AS DIFICULDADES DE APENDIZAGEM SÃO SINTOMAS
QUE DECORREM DE OBSTÁCULOS QUE APARECEM NO MESMO MOMENTO HISTÓRICO EM QUE ESTÁ
OCORRENDO A APRENDIZAGEM QUE, POR SUA VEZ RESULTAM DE TODA HISTÓRIA VIVIDAS
PELO APRENDIZ, NAS SUAS DIMENSÕES EFETIVAS, COGNITIVAS, SOCIAIS, ORGANICAS E
FUNCIONAIS.
ESTAR COM DIFICULDADE PARA
APRENDER, PORTANTO, NESTE ENTENDIMENTO É QUE AS DIFICULDADES APRESENTADAS PODE
TER UM CARÁTER CULTURAL, COGNITIVO, AFETIVO OU FUNCIONAL E NÃO CONSEGUIR DAR
PROSSEGUIMENTO Á APRENDIZAGEM.
O QUE TEMOS QUE ENTENDER QUE O
APARECIMENTO DE ALGO QUE SE CONSIDERE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM É O QUE
CHAMAMOS DE QUEIXA BÁSICA, NÃO É EXATAMENTE O QUE CONSTATA A DIFICULDADE,
DEVEMOS FAZER UM DIAGNÓSTICO PARA TENTARMOS ENCONTRAR ESSA DIFICULDADE.
EXEMPLIFICANDO; QUANDO UM SUJEITO ESTAR COM FEBRE, É UM SINAL QUE O CORPO ESTÁ
COM ALGUMA INFECÇÃO, E QUE ATRAVÉS DE UM DIAGNÓSTICO MÉDICO, VAI SER DETECTADO
O QUE OCORREU PARA QUE SURGISSE A FEBRE, ASSIM PODEMOS APLICAR QUANDO O SUJEITO
SE ENCONTRA COM DIFICULDADE SEJA NA ESCRITA, NA LEITURA NOS CÁLCULOS, ISSO NÃO
SIGNIFICA DIZER QUE ELE NÃO APRENDE, MAS ALGO ESTA BLÇOQUEANDO ESSA
APRENDIZAGEM.
ANÁLISE FEITA POR DIFICULDADES QUE FORAM DETECTADAS PELOS
COMORTAMENTOS OU ATIVOS EM DEMASIA OU COMPORTAMENTO DE POUCA ATENÇÃO, FALTA DE
CONCENTRAÇÃO;
As
recentes tecnologias instaladas na sociedade no campo trabalhista causaram
grandes transformações no campo social e na vida humana, no tempo e no espaço.
Com isso há uma grande necessidade da sociedade competir, avançar estabelecendo
uma qualidade de vida e assim evitando a exclusão do cidadão. Desde o
surgimento das sociedades industriais a função principal que a sociedade delega
e encarrega à escola é a introdução futura ao mundo do trabalho. O individuo
quando nasce já é imerso como membro do grupo social e nesse grupo social onde
nasceu esse individuo precisa da sua incorporação para sua sobrevivência, daí a
necessidade realizar suas necessidades e transmitir a cultura que está sendo acumulados
ao longo do desenvolvimento da espécie, entendendo que esta transmissão é dada
através de normas, valores, costumes, ensinos de linguagem e conteúdos
escolares. Tudo aquilo que foi acumulado durante toda história é executado
processo se dá através dos seus agentes como os pais, a Escola, o professor e
os meios de comunicação. Assim este através da interação do individuo com o meio.
Oferecer as crianças e jovens a
entrada e a Constancia na escola básica, de 9 anos no mínimo trabalhando uma
sólida e durável formação cultural e científica é tarefa da sociedade e
principalmente do poder público. A Democratização da sociedade tem como
requisito fundamental a Escolarização, compreendendo que democratização é a
conquista, das condições materiais, sociais, políticas e governamentais pelo
conjunto da população. A Escolarização necessária é aquela capaz de
proporcionar a todos os alunos condições de igualdade, o domínio dos
conhecimentos sistematizados e o desenvolver de suas capacidades intelectuais,
requeridos para a continuidade dos estudos, série a série segundo (Libâneo,
1994, p.34).
2
A SOCIEDADE E O INDIVÍDUO
O Mundo está num avanço tecnológico e tem mudado violentamente a vidas
das pessoas, essas transformações têm afetado a maneira de como o homem produz os
bens necessários para sobrevivência isto porque as novas tecnologias que são
aplicadas nos processos produtivos de fabricação nos produtos industrializados
têm colocado a mão de obra humana que era essencial e que agora se tornam
desvalorizadas. E isto causa desigualdades sociais com número exorbitantes de
desempregados, e não são poucos os que passam fome, são atacados de doenças que
poderiam ser controladas, sem moradia, analfabetos, sem acesso a assistência
médica e sofrem muitas privações. E somente alguns privilegiados experimentam
os benefícios da modernidade. O nosso país é um bom exemplo destas
contradições, enquanto detém um conhecimento nas tecnologias de aviões, de aço
e um vasto conhecimento nas tecnologias agrícolas não consegue estabelecer
programas que venham acabar com os problemas elementares como a fome, miséria,
falta de educação e uma saúde para a maioria. Aí perguntamos como a educação
pode construir uma sociedade mais efetiva e cooperativa, e que as soluções dos
problemas sociais do nosso Brasil sejam estabelecidas de uma maneira coletiva
visando o atendimento de todos?
Quando existe apropriação dos
conhecimentos sistematizados, conforme disciplinas do currículo do ensino do
primeiro grau, os educando vão formando habilidades cognoscitivas e práticas
(como a análise e interpretação dos fenômenos sociais e científicos, do
raciocínio lógico, do pensamento independente e criativo, a observação e a
expressão oral e escrita, etc.). Os educando vão ampliando a capacidade de
compreensão da natureza e da sociedade, criando modos de ação e cultivando
atitudes e certezas que os conduzem a se posicionar frente às adversidades e
desafios da prática do seu dia a dia.
3
A ESCOLA TRANSMISSÃO DO SABER
O homem desde sua origem cria
estrutura para sobrevivência que repassa para as novas gerações “Este mecanismo
que ocorre na transferência dos conhecimentos costuma ser denominado como
processo de educação”. È neste instante que a educação assume a função de
socialização, ou seja, a humanização do homem. Nos dias atuais a preparação das
novas gerações está ligada diretamente pela escola, cuja função é aprontar as
novas gerações para ingresso no mundo do trabalho e na vida pública. A escola é
arquitetada como criadora da socialização das gerações novas. Segundo (Perez
Gómez, 1998, p.20).
[...] com o intuito de formar cidadão
capaz de intervir na vida pública a escola deve provocar o desenvolvimento de
conhecimentos, ideias, atitudes e pautas que permitam sua incorporação na vida
política e social. Esfera que requerem “participação ativa e responsável de
todos os cidadãos considerados por direito como iguais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário