sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

DISCALCULIA SUA NATUREZA E INTERVENÇÕES






A discalculia é uma dificuldade para compreender a aprender matemática que não está associada a dificuldades gerais de aprendizagem - como as dificuldades de aprendizagens moderadas graves ou profundas, ela é portanto  considerada uma dificuldade de aprendizagem específica. É descrita desta maneira.

 " Discalculia é uma condição que afeta a capacidade de adquirir habilidades matemáticas. Os aprendizes com discalculia podem ter dificuldades para compreender conceitos matemáticos simples, não possuem compreensão  intuitiva de números e tem problemas para aprender fatos e procedimentos numéricos. Mesmo que produzam a resposta correta ou usem o método correto, eles fazem isso mecânicamente  e sem confiança.(DFES,2001C).

           Uma das caracteísticas da discalculia é a dificuldade de realizar cálculos simples, como adição, dificuldade de como responder os problemas de matemática, fazer substituição de números, inverter números, como por exmplo 6 por 9 , alinha mal os números, não consegue ler corretamente os simbolos matemáticos. muitos estudos tem sido feito para tentar identificar diferentes tipos de discalculia, então elencamos algumas definições básicas, como.

 - discalculia espacial  - relaciona-se a dificuldades de avaliação e organização visualespacial.

 - Anaritimetria envolve confusão em procedimentos aritméticos como por exemplo  misturar operações escritas como adição, subtração e multiplicação.

  - DISCALCULIA LÉXICA (ALEXIA) REFERE-SE À CONFUSÃO DIANTE DA LINGUAGEM MATEMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM OS SIMBOLOS (SUBTRAIR, RETIRAR, DEDUZIR, MENOS E "-").

   -  Discalculia gráfica parecem estar relacionadas as dificuldades para escrever os simbolos e dígitos necessários para os cálculos.

   - Discalculia practográfica relaciona-se à deficiência na capacidade de manipular objetos concretos ou gráficamente ilustrados. A criança tem dificuldade em aplicar na prática conhecimentos e procedimentos matemáticos. Ela pode ão ser capaz de arranjar objetos em ordem de tamanho, comparar dois itens em relação ao tamanho ou afirmar quando dois itens são identicos em tamanho e peso. (sanzer,1001)


è claro que algumas dessas dificuldades estão ligadas aparentemente com autras dificuldades como discalculia espacial pode estar relacionadas com a difilcudade dispráxica, e a discalculia léxica e talves a gráfica podem estar relacionadas com a dislexia.

Diferentes sistemas neurais contribuem para a apfrendizagem matemática, e um deles é o sistema verbal, nele é armazenado fatores numéricos, com a ligação entre os números, além das atividades aprendidas verbalmente por repetições como as tabelas de multiplicações , as poesias, por exemplo. Uma criança com discalculia tiver também dislexia, sendo a dislexia na base fon ológica o sistema neural afetado talvez seja o sistema verbal que sustenta a contagem de cálculos (goswami, 2004,p.179).

  Para que o educador identifique a discalculia, ele precisa ter o conhecimento da definição da discalculia e suas características. quando ele for avaliar o aluno com discalculia ele precisa verificar se ele não posseu outras dificuldades como a dislexia e fazer sua avaliação neste contexto.


 alguma habilidades que servem como pré requisitos na matemática.


  - contar e utilizar os números até 10 em contexto familiar.

  - reconhecer os números 1 a 9.

  - falar a respeito e criar padrões simples.

  - começar a compeeender a adição como combinar dois grupos de objetos e a subtração como retirar

  - descrever o formato e o tamanho de formas sólidas e planas.

  - empregar palavras do cotidiano para descrever posições.

  - utilizar idéias matemáticas iniciais para resolver problemas práticos.
  (DFEE/QCA, 1999a, p. 62).


Algumas intervensões:


    algumas intervensões mais especificas, ião ajudar aos alunos com discalculia. ao eninar numa classe é muito importante que o professor esteja ciente que o aluno estar prestando atenção, chame sempre pelo seu nome, divida sempre as explicações em pequenas etapas, será mais fácil para o aluno prestar atenção.
 o aluno pode ter dificuldadew em aplicar aprendizagenms matemáticas tais como. contar dinheiro, comprar e pagar com dinheiro, o professor pode utilizar de estratégias, como teoria e prática o ajudará a adaptar os conhecimentos,

 na avaliação divida tarefas em atapas pequenas para facilitar o entendimento.

  sempre que for possivel o uso de aparelhos concretos, faz a vivenciar e concretizar o que eswtá sendo feito.(obs.um aluno com discalculia pode precisar mais da prática com  uso de ítens concretos por mais tempo do que outros alunos).

 

 

Um comentário:

  1. nos educares, precisamos a cada momento nos qualificar para que o nosso ensino venha ser de qualidade.

    ResponderExcluir