A DISLEXIA E SUAS CARACTERÍSTICAS
As estimativas da prevalência da dislexia que foi considerada as dificuldades do letramento em se tratatndo da leitura, da escrita, ortografia/soletramento.
nos esforçamos para mostrar as dificuldades relqacionadas cada qual em
seu termo da naturaza da dificuldadde com sua identificação e respectiva
avaliação. As dificuldades como
fonológicas, a percepção auditiva e o processamento audutivo,
dificuldades visuais, dificuldades da coordenação kotora, dificuldade da
memória verbal de curto prazo e dificuldade de sequenciação.
Segundo British Psychological Society (1999):
"" A dislexia é evidente quando a leitura e ou ortigrafia fluente e exata das palavras desenvolvem-se de modo incompleto ou com grande dificuldade""(P.18)
Mediante de tantas tentativas em tentar entender uma definição para a dislexia diante de um cenário com tantas definições, buscamos descrever num parâmetro onde as dificuldades de leitura, escrita e ortografia como sendo aparentemente apenas características condicionais de dislexia Peer e Reid(2003). As crianças com dislexia ormalmente mas nem sempre terão dificuldades para ler, a dificuldade da ortografia frequentemente são uma característica declarada da dislexia. podemos encontrar essa dificuldadew tanto na escrita expressiva ou no estilo próprio manual..
Muitos também afirmam que a dislexia tem como característica principal os problemas na leitura,poem algumas não tem, diante de tudo isso, Michael Farrel (2008.p.29), classificou dessa maneira:
= geralmente tem dificuldades na leitura (mas pode não ter)
= frequentemente tem dificuldade na ortografia (mas pode não ter)
= pode ter dificuldade na escrita ( mas pode não ter).
= sempre parece ter algum problema com parte no processo da escrita.
Tentando ter uma claridade a respeito da dislexia, entendemos que pelo menos uma das dificuldade de leitura, escrita ou ortografia estará evidente.
a definição de British Dislexia Association é:
""Uma combinação de capacidades e dificuldades que afetam o processo de aprendizagem em uma ou mais área de processamento da velocidade, mémoria de curto prazo, sequencialização, percepçãp auditiva e/ou visual, linguagem falada e habilidades motoras. Ela está particulamente relacionada ao dominio e uso da linguagem escrita, o que pode incluir notações alfabéticaas, numéricas e musical (Pieer,2001,apud).
Ele depois de revisar definições semelhantes, observou que a dislexia se manifesta em dificuldades de aprendizagem específicas relacionadas em adquirir as habilidades básicas na leitura escrita e ortografia, dificuldades essas que pode se manifestar inesperaqdas em relação as outras capacidades e experiencias educacionais.em suma poderiamos dizer que dislexia é uma dificuldade de leitura e escrita e ortografia indicada por um desempenho em letramento in ferior a média para a idade.
CARACTERÍSTICAS DAS DIFCULDADES DE LETRAMENTO:
As dificuldades de leitura podem incluir certas caracteristicas. A criança pode:
° hesitar nas palavras.
° confundir - letras com formas semelhantes, como u e n.
° palavras visualmente semelhantes como was e saw
° palavras pequenas como it e is
° omitir
palavras pequenas, como it is, outras palavras, os finais da palavras.
° cometer erros referente a
palavras semânticamente relacionadas, por exemplo, ler gato em vez de cão.
° palavras polissílabas como animal, corredor, familia e assim por diante gramática incluindo o uso inadequado dos tempos verbais.
A identificação e a avaliação das dificuldades de leitura incluem.
um perfil dos tipos de erros que o aluno comete.
uma indicação de como o aluno lê.
uma indicação de se ele prefere a leitura silenciosa ou em voz alta e se em uma delas há menos erros do que na outra.(Michael Ferrel,2008,p.30).
Dificuldades da escrita. A criança pode:
- evitar escrever.
- ter dificuldade de copiar do quadro.
- achar mais fácil copiar do seu maqrerial em sua mesa ou escrevaninha.
- ter um estilo de escrita manual inadequado.
identificação e avaliação.
- a maneira de como o aluno encara a tarefa.
- a observação de que copiar do quadro parece particularmengte dificil.
- a adequação do estilo da escrita manual da criança.( Michael Ferral,2008,p.30).
Diculdades da ortografia, A criança pode:
- as terminações er, or, e ar das palavras por exemplo escrevendo paper como papor ou papar.
- palavras comumente utilizadas, assim como as mais raramente utilizadas.
- certos sons como s e z.
ela tende a escrever foneticamente ( por exemplo fotograf em vez de photograph).
- escrever letras e silabas na sequencia errada.Michael Ferrel (2008.p.30)
TAMBÉM ALGUMAS CRIANÇAS DISLÉXICAS POSSUEM DIFICULDADES MOTORAS FINAS, CONFORME ESTUDOS.
Segundo British Psychological Society (1999):
"" A dislexia é evidente quando a leitura e ou ortigrafia fluente e exata das palavras desenvolvem-se de modo incompleto ou com grande dificuldade""(P.18)
Mediante de tantas tentativas em tentar entender uma definição para a dislexia diante de um cenário com tantas definições, buscamos descrever num parâmetro onde as dificuldades de leitura, escrita e ortografia como sendo aparentemente apenas características condicionais de dislexia Peer e Reid(2003). As crianças com dislexia ormalmente mas nem sempre terão dificuldades para ler, a dificuldade da ortografia frequentemente são uma característica declarada da dislexia. podemos encontrar essa dificuldadew tanto na escrita expressiva ou no estilo próprio manual..
Muitos também afirmam que a dislexia tem como característica principal os problemas na leitura,poem algumas não tem, diante de tudo isso, Michael Farrel (2008.p.29), classificou dessa maneira:
= geralmente tem dificuldades na leitura (mas pode não ter)
= frequentemente tem dificuldade na ortografia (mas pode não ter)
= pode ter dificuldade na escrita ( mas pode não ter).
= sempre parece ter algum problema com parte no processo da escrita.
Tentando ter uma claridade a respeito da dislexia, entendemos que pelo menos uma das dificuldade de leitura, escrita ou ortografia estará evidente.
a definição de British Dislexia Association é:
""Uma combinação de capacidades e dificuldades que afetam o processo de aprendizagem em uma ou mais área de processamento da velocidade, mémoria de curto prazo, sequencialização, percepçãp auditiva e/ou visual, linguagem falada e habilidades motoras. Ela está particulamente relacionada ao dominio e uso da linguagem escrita, o que pode incluir notações alfabéticaas, numéricas e musical (Pieer,2001,apud).
Ele depois de revisar definições semelhantes, observou que a dislexia se manifesta em dificuldades de aprendizagem específicas relacionadas em adquirir as habilidades básicas na leitura escrita e ortografia, dificuldades essas que pode se manifestar inesperaqdas em relação as outras capacidades e experiencias educacionais.em suma poderiamos dizer que dislexia é uma dificuldade de leitura e escrita e ortografia indicada por um desempenho em letramento in ferior a média para a idade.
CARACTERÍSTICAS DAS DIFCULDADES DE LETRAMENTO:
As dificuldades de leitura podem incluir certas caracteristicas. A criança pode:
° hesitar nas palavras.
° confundir - letras com formas semelhantes, como u e n.
° palavras visualmente semelhantes como was e saw
° palavras pequenas como it e is
° omitir
palavras pequenas, como it is, outras palavras, os finais da palavras.
° cometer erros referente a
palavras semânticamente relacionadas, por exemplo, ler gato em vez de cão.
° palavras polissílabas como animal, corredor, familia e assim por diante gramática incluindo o uso inadequado dos tempos verbais.
A identificação e a avaliação das dificuldades de leitura incluem.
um perfil dos tipos de erros que o aluno comete.
uma indicação de como o aluno lê.
uma indicação de se ele prefere a leitura silenciosa ou em voz alta e se em uma delas há menos erros do que na outra.(Michael Ferrel,2008,p.30).
Dificuldades da escrita. A criança pode:
- evitar escrever.
- ter dificuldade de copiar do quadro.
- achar mais fácil copiar do seu maqrerial em sua mesa ou escrevaninha.
- ter um estilo de escrita manual inadequado.
identificação e avaliação.
- a maneira de como o aluno encara a tarefa.
- a observação de que copiar do quadro parece particularmengte dificil.
- a adequação do estilo da escrita manual da criança.( Michael Ferral,2008,p.30).
Diculdades da ortografia, A criança pode:
- as terminações er, or, e ar das palavras por exemplo escrevendo paper como papor ou papar.
- palavras comumente utilizadas, assim como as mais raramente utilizadas.
- certos sons como s e z.
ela tende a escrever foneticamente ( por exemplo fotograf em vez de photograph).
- escrever letras e silabas na sequencia errada.Michael Ferrel (2008.p.30)
TAMBÉM ALGUMAS CRIANÇAS DISLÉXICAS POSSUEM DIFICULDADES MOTORAS FINAS, CONFORME ESTUDOS.
excelente
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