terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A DISLEXIA E SUAS CARACTERÍSTICAS

As estimativas da prevalência  da dislexia que foi considerada as dificuldades do letramento em se tratatndo da leitura, da escrita, ortografia/soletramento. nos esforçamos para mostrar as dificuldades relqacionadas cada qual em seu termo da naturaza da dificuldadde com sua identificação e respectiva avaliação. As dificuldades como fonológicas, a percepção auditiva e o processamento audutivo, dificuldades visuais, dificuldades da coordenação kotora, dificuldade da memória verbal de curto prazo e dificuldade de sequenciação.

Segundo British Psychological Society (1999): 

           "" A dislexia é evidente quando a leitura e ou ortigrafia fluente e exata das palavras desenvolvem-se de modo incompleto ou com grande dificuldade""(P.18)

Mediante de tantas tentativas em tentar entender uma definição para a dislexia diante de um cenário com tantas definições, buscamos descrever num parâmetro onde as dificuldades de leitura, escrita e ortografia como sendo aparentemente apenas características condicionais de dislexia Peer e Reid(2003). As crianças com dislexia ormalmente mas nem sempre terão dificuldades para ler, a dificuldade da ortografia frequentemente são uma característica declarada da dislexia. podemos encontrar  essa dificuldadew tanto na escrita expressiva ou no estilo próprio manual..
      
           Muitos também afirmam que a dislexia tem como característica principal os problemas na leitura,poem algumas não tem, diante de tudo isso, Michael Farrel (2008.p.29), classificou dessa maneira:

       = geralmente tem dificuldades na leitura (mas pode não ter)
       = frequentemente tem dificuldade na ortografia (mas pode não ter)
       = pode ter dificuldade na escrita ( mas pode não ter).
       = sempre parece ter algum problema com parte no processo da escrita.


Tentando ter uma claridade a respeito da dislexia, entendemos que pelo menos uma das dificuldade de leitura, escrita ou ortografia estará evidente.

a definição de British Dislexia Association é:

    ""Uma combinação de capacidades e dificuldades que afetam o processo de aprendizagem em uma ou mais área de processamento da velocidade, mémoria de curto prazo, sequencialização, percepçãp auditiva e/ou visual, linguagem falada e habilidades motoras. Ela está particulamente relacionada ao dominio e uso da linguagem escrita, o que pode incluir notações alfabéticaas, numéricas e musical (Pieer,2001,apud).

  Ele depois de revisar definições semelhantes, observou que a dislexia se manifesta em dificuldades de aprendizagem específicas relacionadas em adquirir as habilidades básicas na leitura escrita e ortografia, dificuldades essas que pode se manifestar inesperaqdas em relação as outras capacidades e experiencias educacionais.em suma poderiamos dizer que dislexia é uma dificuldade de leitura e escrita e ortografia indicada por um desempenho em letramento in ferior a média para a idade.

CARACTERÍSTICAS DAS DIFCULDADES DE LETRAMENTO:

   As dificuldades de leitura podem incluir certas caracteristicas. A criança pode:

   °  hesitar nas palavras.
   °  confundir - letras com formas semelhantes, como u e n.
   °  palavras visualmente semelhantes como was e saw
   °  palavras pequenas como it e is

   °  omitir

       palavras pequenas, como it is, outras palavras, os finais da palavras.

   °  cometer erros referente a

       palavras semânticamente relacionadas, por exemplo, ler gato em vez de cão.

  °  palavras polissílabas como animal, corredor, familia e assim por diante gramática incluindo o uso inadequado dos tempos verbais.


A identificação e a avaliação das dificuldades de leitura incluem.

    um perfil dos tipos de erros que o aluno comete.

    uma indicação de como o aluno lê.

    uma indicação de se ele prefere a leitura silenciosa ou em voz alta e se em uma delas há menos erros do que na outra.(Michael Ferrel,2008,p.30).


Dificuldades da escrita. A criança pode:


  - evitar escrever.

  - ter dificuldade de copiar do quadro.

  - achar mais fácil copiar do seu maqrerial em sua mesa ou escrevaninha.

  - ter um estilo de escrita manual inadequado.

identificação e avaliação.

  - a maneira de como o aluno encara a tarefa.

  - a observação de que copiar do quadro parece particularmengte dificil. 

  - a  adequação do estilo da escrita manual da criança.( Michael Ferral,2008,p.30).


Diculdades da ortografia, A criança pode:


  -  as terminações er, or, e ar  das palavras por exemplo  escrevendo paper como papor ou papar. 

  -  palavras comumente utilizadas, assim como as mais raramente utilizadas.

  - certos sons como s e z.


   ela tende a escrever foneticamente ( por exemplo fotograf em  vez de photograph).


  - escrever letras e silabas na sequencia errada.Michael Ferrel (2008.p.30)

TAMBÉM ALGUMAS CRIANÇAS DISLÉXICAS POSSUEM DIFICULDADES MOTORAS FINAS, CONFORME ESTUDOS.

 

    

Um comentário: