A DISLEXIA E SUAS CARACTERÍSTICAS

As estimativas da prevalência  da dislexia que foi considerada as dificuldades do letramento em se tratatndo da leitura, da escrita, ortografia/soletramento. nos esforçamos para mostrar as dificuldades relqacionadas cada qual em seu termo da naturaza da dificuldadde com sua identificação e respectiva avaliação. As dificuldades como fonológicas, a percepção auditiva e o processamento audutivo, dificuldades visuais, dificuldades da coordenação kotora, dificuldade da memória verbal de curto prazo e dificuldade de sequenciação.

Segundo British Psychological Society (1999): 

           "" A dislexia é evidente quando a leitura e ou ortigrafia fluente e exata das palavras desenvolvem-se de modo incompleto ou com grande dificuldade""(P.18)

Mediante de tantas tentativas em tentar entender uma definição para a dislexia diante de um cenário com tantas definições, buscamos descrever num parâmetro onde as dificuldades de leitura, escrita e ortografia como sendo aparentemente apenas características condicionais de dislexia Peer e Reid(2003). As crianças com dislexia ormalmente mas nem sempre terão dificuldades para ler, a dificuldade da ortografia frequentemente são uma característica declarada da dislexia. podemos encontrar  essa dificuldadew tanto na escrita expressiva ou no estilo próprio manual..
      
           Muitos também afirmam que a dislexia tem como característica principal os problemas na leitura,poem algumas não tem, diante de tudo isso, Michael Farrel (2008.p.29), classificou dessa maneira:

       = geralmente tem dificuldades na leitura (mas pode não ter)
       = frequentemente tem dificuldade na ortografia (mas pode não ter)
       = pode ter dificuldade na escrita ( mas pode não ter).
       = sempre parece ter algum problema com parte no processo da escrita.


Tentando ter uma claridade a respeito da dislexia, entendemos que pelo menos uma das dificuldade de leitura, escrita ou ortografia estará evidente.

a definição de British Dislexia Association é:

    ""Uma combinação de capacidades e dificuldades que afetam o processo de aprendizagem em uma ou mais área de processamento da velocidade, mémoria de curto prazo, sequencialização, percepçãp auditiva e/ou visual, linguagem falada e habilidades motoras. Ela está particulamente relacionada ao dominio e uso da linguagem escrita, o que pode incluir notações alfabéticaas, numéricas e musical (Pieer,2001,apud).

  Ele depois de revisar definições semelhantes, observou que a dislexia se manifesta em dificuldades de aprendizagem específicas relacionadas em adquirir as habilidades básicas na leitura escrita e ortografia, dificuldades essas que pode se manifestar inesperaqdas em relação as outras capacidades e experiencias educacionais.em suma poderiamos dizer que dislexia é uma dificuldade de leitura e escrita e ortografia indicada por um desempenho em letramento in ferior a média para a idade.

CARACTERÍSTICAS DAS DIFCULDADES DE LETRAMENTO:

   As dificuldades de leitura podem incluir certas caracteristicas. A criança pode:

   °  hesitar nas palavras.
   °  confundir - letras com formas semelhantes, como u e n.
   °  palavras visualmente semelhantes como was e saw
   °  palavras pequenas como it e is

   °  omitir

       palavras pequenas, como it is, outras palavras, os finais da palavras.

   °  cometer erros referente a

       palavras semânticamente relacionadas, por exemplo, ler gato em vez de cão.

  °  palavras polissílabas como animal, corredor, familia e assim por diante gramática incluindo o uso inadequado dos tempos verbais.


A identificação e a avaliação das dificuldades de leitura incluem.

    um perfil dos tipos de erros que o aluno comete.

    uma indicação de como o aluno lê.

    uma indicação de se ele prefere a leitura silenciosa ou em voz alta e se em uma delas há menos erros do que na outra.(Michael Ferrel,2008,p.30).


Dificuldades da escrita. A criança pode:


  - evitar escrever.

  - ter dificuldade de copiar do quadro.

  - achar mais fácil copiar do seu maqrerial em sua mesa ou escrevaninha.

  - ter um estilo de escrita manual inadequado.

identificação e avaliação.

  - a maneira de como o aluno encara a tarefa.

  - a observação de que copiar do quadro parece particularmengte dificil. 

  - a  adequação do estilo da escrita manual da criança.( Michael Ferral,2008,p.30).


Diculdades da ortografia, A criança pode:


  -  as terminações er, or, e ar  das palavras por exemplo  escrevendo paper como papor ou papar. 

  -  palavras comumente utilizadas, assim como as mais raramente utilizadas.

  - certos sons como s e z.


   ela tende a escrever foneticamente ( por exemplo fotograf em  vez de photograph).


  - escrever letras e silabas na sequencia errada.Michael Ferrel (2008.p.30)

TAMBÉM ALGUMAS CRIANÇAS DISLÉXICAS POSSUEM DIFICULDADES MOTORAS FINAS, CONFORME ESTUDOS.

 

    

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ROTEIRO DE DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO CLINICO

INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE. QUAL A DIFERENÇA?

Mini Projeto Para educação Especial (Difidência Visual)