ROTEIRO DE DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO CLINICO


ROTEIRO DE DIAGNÓSTICO

I – TÓPICO
IDENTIFICAÇÃO DO SER COGNOSCENTE
§  Nome:
§  Data de nascimento:
§  Idade:
§  Escolaridade
§  Nome da Instituição que estuda
§  Série:
§  Religião:
IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS:
§  Nome:
§  Data de Nascimento:
§  Nível de Escolaridade
§  Profissão
§  Religião
§  Telefone
§  E-mail
II – TÓPICO
ENQUADRE – contrato de esclarecimento entre o profissional      de
                         psicopedagogia e os responsáveis. Para as partes terem
                         clareza de como será desenvolvido o trabalho.

§  Determinar o número de seção:
§  Quantas vezes por semana:
§  A hora da seção:
§  O tempo de duração da seção:
Obs. 1:  Deve-se deixar claro que o responsável tem que avisar com
            antecedência se vai ou não para a seção. Mostre a ele os motivos de ter essa consciência.

III – TÓPICO
MOTIVO DA CONSULTA
§  O que lhe fez procurar essa consulta
§  Perceber o compromisso com a família
§  O que eles esperam encontrar com esse atendimento
§   
IV- TÓPICO
QUEIXA BÁSICA: Vá direto ao que está acontecendo com o sujeito
§  Na visão dos responsáveis
§  Na visão da escola
§  Na visão do próprio ser cognoscente
V- TÓPICO
ANAMNESE- Historia de vida do próprio sujeito observando:
§  O antes 
§  O durante
§  O depois
Obs. 2: Se for pai biológico é interessante perguntar se a gravidez foi   
          desejada, se não foi planejada ver se  foi rejeitada ou não.

§  Escrever tudo o que você pergunta para o sujeito, e o que ele responde para você.
§  E a forma como ele responde se foi: chateada, pensativa, irritada, etc.
§  Pergunta sobre a saúde física e mental da mãe durante a gravidez: se ela adquiriu algumas doenças como foi o seu estado emocional durante a gestação, como concebeu a gravidez.
§  O que ocorreu durante o nascimento – período neonatal: o parto foi vaginal normal, natural ou cesariana, tentou normal não deu e foi para a cesariana.
§  A criança foi para a incubadora: quanto tempo? Ela chorou logo ao nascer, pegou logo a mama, quanto tempo levou para sugar? Um dia, dois dias, uma semana, duas semanas. Se demorou por que, era problema nos seios; o bico do seio era investido, ou porque custou foi naturalmente.
§  Como foi o seu desenvolvimento engatinhou, sentou, andou  com quantos meses?
§  Como foi a mudança de alimentos, como ocorreu na sua concepção?
§  Com quantos anos deixou de usar fraldinhas, com quantos anos deixou de fazer xixi ou pipi nas roupas?
§  Ela tem dificuldade de se relacionar. Desde quando?

Obs. 3: A anamnese só é realizada com os responsáveis do sujeito. Toda informação que a família for dando durante os encontros acrescente na anamnese por isso, é muito importante que se deixe espaço para futuras anotações em todos os tópicos.

VI – TÓPICO
ENTREVISTA
VI.I – Com o ser cognoscente
VI.II- Com os professores gestores e coordenadores

§  Primeiro momento com o ser cognoscente é para conhecê-lo, saber se ele sabe o porquê dele está ali, se sua mãe lhe falou. E tentar passar o máximo de segurança para ele.
§  Mesmo que você já saiba todos os  dados do ser cognoscente, você vai perguntar para ele e  anotar todos novamente.  
§  Sempre marque um horário que seja bom para a família e para o sujeito.
§  É importante que lhe ofereça um lanche. Em especial ao ser cognoscente de classe menos favorecida.
§  Fazer as anotações sobre como ele respondeu. Como se apresentou ao responder as perguntas; sua expressão facial ficou inibido, zangado, calmo, tranqüilo, nervoso.
§  Depois que conhece a família e o sujeito então você vai marcar uma visita na escola; marcar um dia para a entrevista com o professor e o coordenador; pode ser na sua casa ou na escola onde ele tiver disposição.

VII- TÓPICO
VISITA NA ESCOLA - COMO PROFISSIONAL DO SER COGNOSCENTE É NECESSÁRIO QUE SE TENHA:

§  Visão dos profissionais
§  Observar a estrutura física da escola
§  Diante disso fazer uma comparação no que  está entrelinhas e o que você percebeu.
§  Dizer que vai precisar voltar algumas vezes na escola, e deixar claro que a sua visita na escola é somente para observar o ser cognoscente (na verdade você vai fazer uma investigação sobre o trabalho pedagógico desenvolvido pela professora também).
§  Não tome o relato só pelo que o povo te diz, por que você é um investigador.

Obs. 4: Não se pode aplicar a prova da anamese na casa do ser. Deve se criar um ambiente clínico, de forma que quem está dentro não pode sair e quem está fora não pode entrar, para que não se tenha uma quebra na investigação.

VIII – TÓPICO
APLICAÇÃO DAS PROVAS PSCOPEDAGOGICAS NAS ÁREAS:
1.     AFETIVO-SOCIAL – provas projetivas
2.     PEDAGÓGICA  -  provas específicas de leitura escrita e de cálculos
3.     CORPORAL – provas psicomotoras
4.     COGNITIVA – provas operatórias




IX- TÓPICO
ANÁLISES DOS RESULTADOS

X- TÓPICO
HIPOTÉSES INTERPRETATIVAS

XI- TÓPICO
DEVOLUTIVA
XI.I  - Recomendações e Indicações
XI.II – Prognóstico

Obs. 5: O prognóstico ainda é muito condenado pela medicina, pois o médico já diz até o tempo de vida e ninguém deve programar o tempo de vida da pessoa. Deve-se dizer se o caso de emergência ou se dá para programar. Ex: prognóstico na visão do especialista ele conscientiza o sujeito dos riscos para que ele assuma o compromisso.

PROGNÓSTICO EM PSICOPEDAGOGIA

§  Ex: Caso o sujeito cognoscente esteja em conflito de ordem emocional é interessante que você indique para a família que é necessário levá-lo ao psicólogo e então você fala o que pode acontecer ou não caso não queira procurar o profissional indicado. É explicar o porquê da necessidade de outro profissional


Obs. 6: É imprescindível que seja reservado no seu caderno um espaço livre para cada tópico para as futuras anotações.






CONDIÇÕES BÁSICAS PARA QUEM JÁ QUEIRA ARREGAÇAR AS MANGAS PARA UM TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO

§  Tentar localizar um ser cognoscente
§  Não pegar abaixo de 10 anos
§  Pegar pessoas que apresentem histórico de fracasso escolar
§  Localizar a família
§  Se apresentar para a família
§  Falar que você está passando por um processo que é “aprender fazer fazendo”
§  E começar a anamnese
§  Tem que coletar os dados o máximo possível



Obs. 7: Voltando para o tópico VIII onde se trabalha a área afetivo-social é interessante uma leitura mais minuciosa nos textos que se refere ao   “PAR EDUCATIVO, EOCA, FAMÍLIA EDUCATIVA”.

TÓPICO VIII

ÁREA AFETIVO-SOCIAL – A primeira área da investigação, afetivo-social - provas projetiva.

VIII.I – Desenhe dois sentimentos:

§  Desenhe uma pessoa com medo e uma com raiva
§  Desenhe uma pessoa triste e alegre


Obs.8: Tudo o que é projetivo não é o desenho em si, mas o que vai ser desenhado e como ele é representado.



            Deve-se Observar:
§  O tempo que leva para desenhar
§  Se ele debruçou, morde o canto da boca
§  Não determinar terminar o tempo para o desenho
§  Observar os mínimos detalhes.

DEPOIS DE DESENHADO

§  Pedir para ele falar do desenho
§  Nome, idade, dizer porque ele está com medo

Obs.9: quando eu desenho nada passa despercebido pelo nosso cérebro. Então peça para ele relatar todos os outros desenhos. E assim observar como ele relata e observe entre linha quando tenta para se proteger.

PEDIR PARA ELE FAZER OUTROS DESENHOS

§  Desenhar o que ele mais gosta de fazer com sua mãe (se não tiver   mãe que seja a pessoa com quem ele tem esse vínculo)
§  Desenhe o que ele mais gosta de fazer co o seu pai (se não tiver   pai que seja a pessoa com quem ele tem esse vínculo)
§  Desenhar o que ele não gosta de fazer com sua mãe
§  Desenhar o que ele não gosta de fazer com o seu pai


PAR EDUCATIVO

O par educativo tem uma consignia e o material exato

CONSIGNIA DO PAR EDUCATIVO

§  Desenhe uma pessoa ensinando e outra aprendendo
§  Antes de desenhar deve está bem esclarecido que ele pode desenhar o que quiser só deixar claro que são duas pessoas.


Obs. 10: ainda que ele não saiba fazer o desenho, peça que faça assim mesmo porque o importante não é avaliar o desenho em si,  mas sim  avaliar a temática do desenho.



QUANDO TERMINAR O DESENHO


§  Pedir pra ele dar nome aos personagens dos desenhos

O DESENHO DA PESSOA QUE ESTÁ ENSINANDO

§  Perguntar quem está ensinando?
§  Ensinando o quê?
§  Depois perguntar se esta pessoa que está ensinando ela sabe ensinar?
§  Se ele gosta de ensinar?

O DESENHO DA PESSOA QUE ESTÁ APRENDENDO?

§  Esta pessoa está conseguindo aprender?
§  Se não (porque ele não está conseguindo)?
§  Ele gosta de estar aprendendo?
§  E se gosta de estar aprendendo quem ensina gosta de quem está aprendendo?
§  Quem está aprendendo gosta de quem está ensinando?




Obs. 11: Quando começo meus questionamentos dá para depois fazer uma análise para ver se tem vinculo positivo ou negativo.






EOCA
DEVEM EXISTIR ALGUNS MATERIAS DISPONIVEIS PARA O SER COGNOSCENTE

§  Folhas lisas
§  Folhas de papel de carta
§  Folhas de papel pautado
§  Lápis sem ponta
§  Apontador Caneta esferográfica
§  Borracha
§  Papel celofane

Obs.12: O lápis deve ser deixado sem ponta par observar se ele terá a iniciativa de fazer a ponta ou ficará sem desenhar porque a ponta não está feita.

CONSIGNIA DA EOCA

§  Todo esse material é pra você usar da forma que você quiser me mostre o que te ensinaram e o que você aprendeu.


Objetivo: Identificar o modelo de aprendizagem que o ser cognoscente possui naquilo que alguém aprende e aprende a aprender.

Obs.13: Em caso de adolescente nem precisa pedir para desenhar pode ser falar de um livro de interesse dele.  No caso do adulto só se pede para ele falar tudo o que sabe e o que aprendeu.

Obs.14: Para o pesquisador psicopedagógico não se pode ter preconceito do que possa ocorrer ou não, porque cria expectativa. Deve existir sempre uma imparcialidade diante dos fatos relatados.
 












Comentários

  1. Adorei! Parabéns!

    Att,
    Simone Franco

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  2. Gostei muito.
    Simples e objetivo como deve ser a Psicopedagigia.
    As sugestões dos desenhos para mim foram novidade. Gostei.

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  3. Pelo amor de Deus! Gostaram? Acharam isso bom? Que Psicopedagogia é essa? Nunca pegar abaixo de 10 anos?? Os desenhos são novidade para alguns Psicopedagogos? Não conhecem as técnicas projetivas de Visca? A Psicopedagogia é muito mais que isso! Mas o fim da picada foi ler "NUNCA PEGAR ABAIXO DE 10 ANOS". Busquem conhecer realmente a Psicopedagogia! Sem mais...

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  4. Prova de Anamnese? Desde quando anamnese é prova? Passando mal aqui!

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  5. JESUS VEM CÁ....
    1.Bico investido? ?? Não seria invertido não? ??
    2.pipi e xixi não são a mesma coisa??
    3. Oferecer LANCHE???
    4. PROVA DA ANAMNESE?
    5. Os menores de 10 anos são excluídos de Acompanhamento Pp pq??
    6.Falar que você está passando por um processo que é “aprender fazer fazendo”...DEUS ME LIVRE IR A UM PROFISSIONAL QUE DISSESSE ISSO. ..SOU COBAIA NAOOO..
    FORA OS ERROS DE PORTUGUÊS. ..
    Minha gente da uma lida em Visca, Pain, Ferreiro...etc...
    Bora estudar povo..

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