As estimativas da prevalência da dislexia que foi considerada as dificuldades do letramento em se tratatndo da leitura, da escrita, ortografia/soletramento.
nos esforçamos para mostrar as dificuldades relqacionadas cada qual em
seu termo da naturaza da dificuldadde com sua identificação e respectiva
avaliação. As dificuldades como
fonológicas, a percepção auditiva e o processamento audutivo,
dificuldades visuais, dificuldades da coordenação kotora, dificuldade da
memória verbal de curto prazo e dificuldade de sequenciação.
Segundo British Psychological Society (1999):
"" A
dislexia é evidente quando a leitura e ou ortigrafia fluente e exata
das palavras desenvolvem-se de modo incompleto ou com grande
dificuldade""(P.18)
Mediante
de tantas tentativas em tentar entender uma definição para a dislexia
diante de um cenário com tantas definições, buscamos descrever num
parâmetro onde as dificuldades de leitura, escrita e ortografia como
sendo aparentemente apenas características condicionais de dislexia Peer
e Reid(2003). As crianças com dislexia ormalmente mas nem sempre terão
dificuldades para ler, a dificuldade da ortografia frequentemente são
uma característica declarada da dislexia. podemos encontrar essa
dificuldadew tanto na escrita expressiva ou no estilo próprio manual..
Muitos também afirmam que a dislexia tem como característica
principal os problemas na leitura,poem algumas não tem, diante de tudo
isso, Michael Farrel (2008.p.29), classificou dessa maneira:
= geralmente tem dificuldades na leitura (mas pode não ter)
= frequentemente tem dificuldade na ortografia (mas pode não ter)
= pode ter dificuldade na escrita ( mas pode não ter).
= sempre parece ter algum problema com parte no processo da escrita.
Tentando
ter uma claridade a respeito da dislexia, entendemos que pelo menos uma
das dificuldade de leitura, escrita ou ortografia estará evidente.
a definição de British Dislexia Association é:
""Uma
combinação de capacidades e dificuldades que afetam o processo de
aprendizagem em uma ou mais área de processamento da velocidade, mémoria
de curto prazo, sequencialização, percepçãp auditiva e/ou visual,
linguagem falada e habilidades motoras. Ela está particulamente
relacionada ao dominio e uso da linguagem escrita, o que pode incluir
notações alfabéticaas, numéricas e musical (Pieer,2001,apud).
Ele depois de revisar definições semelhantes, observou que a dislexia
se manifesta em dificuldades de aprendizagem específicas relacionadas em
adquirir as habilidades básicas na leitura escrita e ortografia,
dificuldades essas que pode se manifestar inesperaqdas em relação as
outras capacidades e experiencias educacionais.em suma poderiamos dizer
que dislexia é uma dificuldade de leitura e escrita e ortografia
indicada por um desempenho em letramento in ferior a média para a idade.
CARACTERÍSTICAS DAS DIFCULDADES DE LETRAMENTO:
As dificuldades de leitura podem incluir certas caracteristicas. A criança pode:
° hesitar nas palavras.
° confundir - letras com formas semelhantes, como u e n.
° palavras visualmente semelhantes como was e saw
° palavras pequenas como it e is
° omitir
palavras pequenas, como it is, outras palavras, os finais da palavras.
° cometer erros referente a
palavras semânticamente relacionadas, por exemplo, ler gato em vez de cão.
° palavras polissílabas como animal, corredor, familia e assim por
diante gramática incluindo o uso inadequado dos tempos verbais.
A identificação e a avaliação das dificuldades de leitura incluem.
um perfil dos tipos de erros que o aluno comete.
uma indicação de como o aluno lê.
uma indicação de se ele prefere a leitura silenciosa ou em voz alta e
se em uma delas há menos erros do que na outra.(Michael
Ferrel,2008,p.30).
Dificuldades da escrita. A criança pode:
- evitar escrever.
- ter dificuldade de copiar do quadro.
- achar mais fácil copiar do seu maqrerial em sua mesa ou escrevaninha.
- ter um estilo de escrita manual inadequado.
identificação e avaliação.
- a maneira de como o aluno encara a tarefa.
- a observação de que copiar do quadro parece particularmengte dificil.
- a adequação do estilo da escrita manual da criança.( Michael Ferral,2008,p.30).
Diculdades da ortografia, A criança pode:
- as terminações er, or, e ar das palavras por exemplo escrevendo paper como papor ou papar.
- palavras comumente utilizadas, assim como as mais raramente utilizadas.
- certos sons como s e z.
ela tende a escrever foneticamente ( por exemplo fotograf em vez de photograph).
- escrever letras e silabas na sequencia errada.Michael Ferrel (2008.p.30)
TAMBÉM ALGUMAS CRIANÇAS DISLÉXICAS POSSUEM DIFICULDADES MOTORAS FINAS, CONFORME ESTUDOS.
excelente
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