terça-feira, 31 de julho de 2012

.1ª PARTE: A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, EXISTE?

A aprendizagem é processada pelo cérebro e que a interação de um aprendiz se dá no meio que está inserido e que pode exercitar as funções cerebrais que auxiliam o processo.
      Todas e qualquer dificuldade como falta de memória, percepção, recepção, integração ou na emissão de informação pode ser vista como dificuldade de aprendizagem, entretanto, o tratamento inclui a participação do médico e dos profissionais voltados para o treinamento daquela função, através de exercicios.
       O cerébro é portador de vários dimensões e não somente a biofisiológica. Segundo Laura Monte serrat(2006)." A forma Organicista de ver o cerebro é portanto de conceber o aprendiz e a aprendizagem, gerou por muito um ensino mais mecânico, dicotomizado, compartimentalizado e  uma visão de aprendiz também repartida. Tivemos momentos nos quais os profissionais das diversas área entravam no espaço escolar para dizer o que deveria ser feito com aquela criança, muitas vezes desconsiderando o contexto escolar e a especificidade da tarefa escolar. Uma visão clínica de doença, de cura de remewdiação e de recuperação instalou-se no ambiente escolar."
       O professor era visto como aquele que era o  responsavel pelo não avanço da criança, criou-se uma visão que qualquer tratamento fora da sla de aula oaluno ou aprendiz seria capaz de aprender, mesmo não levando em conta o que estabelece na interação entre o conhecimento e o sujeito educador. O que  fez com que a escola ficasse um pouco desviada da sua ação educativa e consequentemente suas falhas foram colocadas no aprendiz, o que não é benéfico, já que com isso o crescimento dos profissionais e da instituição ficaram comprometidos. Então o ensino e a aprendizagem, nesta pespectiva passa a ter a conotação de cura e não de superação processual das dificuldades.
        Os educadores despertaram enteresse em aprender o que os profissionais faziam, para poder partricipar do tratamento e com isso colocaram em risco a ação do ensinar e aprender para terapêutica medicamentosa e não a aprendizagem para o pessoal e social.
         A cordenação motora são os exercicios mais utilizados nas escolas, talves por ser o meio mais fácil para a percepção no que diz respeito a melhora ou dificuldade. Os professores sempre estão procurando até meios, livros ou técnicas que venham ajudar nas dificuldades de aprendizagem que eles enfrentam na sala de aula e isso é uma grande prova que a mentalidade deles estão ainda no método organicistas.
         Não negando que o aprendiz é um organismo, entretanto não podemos tratá-lo como uma máquina que podemos desconectar do mundo aplicando alguns exercicios querendo resolver os problemas vividos por este organismo.Não esta visão de dificuldade de aprendizagem é insuficiente para trabalhar as dificuldades em sala de aula.





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