sexta-feira, 13 de julho de 2012

UMA QUESTÃO DE VISÃO

Nunca em nossa caminhada devemos confundir os objetivos do reforço escolar com questões de comportamento, todo estudante com dificuldade de aprendizagem tem direito a aulas de reforço. É comum, no entanto que uma criança bagunceira- mesmo que tenha problemas para aprender chame mais a atenção pelo comportamento do que pela defasagem. Quando isso acontece, muitos educadores optam por encaminhá-la ao diretor ou ao orientador educacional para resolver questões de indisciplina, deixando de lado a necessidade de reforço. É preciso ter cuidado. Com frequência, comportamentos inadequados estão ligados à ineficiência da prática pedagógica. Se esse for o caso, deve-se direcionar a criança para aulas extras e ajudá-la a rever conteúdos que ainda não estão claros e avançar. O aluno pode precisa de aconselhamento em relação a valores, atitudes, emoções e sentimento, mas esse trabalho não substitui as ações voltadas à aprendizagem. Trata-se de duas iniciativas distintas. Lembre-se de que nem uma nem outra devem ser usadas como castigo, mas como estratégias para resolver problemas de aprendizagem e de comportamento (revista nova escola,julho/12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário