quinta-feira, 12 de julho de 2012

SOBRE A LEITURA

A criança descobre sua própria voz e desenvolve o senso lógico e possível na história, possibilitando a interpretação e estimulando a imaginação nesse sentido como argumenta que o livro de imagens é objeto materializado na palavra artista e nas qualidades estéticas de natureza plástica, reunidas no projeto gráfico na figuratividade no jogo de cores e formas expressivas. Onde as crianças nos processo de alfabetização consegue contar por meios de imagens o que saberiam por meio de palavras. --AS QUATRO ETAPAS DA LEITURA: DECODIFICAÇÃO: é a compreensão do argumento central e a anotação das palavras desconhecidas. COMPREENSÃO: O Leitor faz alusão ao sentido do texto ou seja suposição por meio das pistas, infere a cerca da intensão do autor. INTERPRETAÇÃO: É interpretar os acontecimentos e garantindo a atribuição dos sentidos para tornar mais sólido, faz um resumo. RETENÇÃO: Retém as informações das fases anteriores, sendo que o leitor é capaz de fazer analogias e comparações, reconhecendo o sentido das linguagens figuradas e as entrelinhas. O leitor reflete a importância do que foi lido e estabelece relações em seu cotidiano.
FALANDO AINDA SOBRE A LEITURA: QUATRO ESTRATÉGIAS PARA VOCÊ DESENVOLVER UMA BOA LEITURA. 1ª - PREVISÃO E ANTECIPAÇÃO: Criam-se expectativa e formula-se hipótese sobre algo que poderá acontecer no texto. 2ª - LEITURA PONTUAL: Consiste em identificar elementos importantes do texto com vistas a facilitar a compreensão. 3ª - RESUMO DE TEXTO: Consiste em efetuar uma síntese breve e concisa do conteúdo, deixando de lado os detalhes e dados secundários. 4ª - SISTEMATIZAÇÃO E ESQUEMATIZAÇÃO: Consiste em organizar e extrair informação de um texto reduzindo as partes menores parta depois elaborá-las através de relatos escritos ou mentalmente, ou seja, um texto reduzido, pontuado pelos itens importantes.

Um comentário:

  1. Oi Romeria, passei para agradecer a sua visitinha ao meu blog. Que bom que tenha gostado das minhas postagens. Seu blog está muito mimoso! Parabéns!

    ResponderExcluir